O Projeto GARVELAND foi mencionado durante o 1º Encontro Regional sobre Transição Energética no Algarve, Desafios e Oportunidades.
A Agência Regional de Energia e Ambiente do Algarve | AREAL, em colaboração com a Câmara Municipal de Loulé, organizou o 1º Encontro Regional sobre Transição Energética no Algarve | Desafios e Oportunidades, que decorreu no passado dia 28 de junho no auditório da Associação Empresarial da Região do Algarve | NERA e que contou com uma forte adesão por parte de várias câmaras municipais da região e de outras entidades de relevo regional.
As diversas apresentações do dia tiveram como linha norteadora o processo de transição energética que é um dos desígnios da estratégia nacional para a energia e clima. Refira-se que 80% das emissões de gases com efeito de estufa tem como origem a produção e consumo de energia, incluindo os transportes, e que o Algarve recentemente lançou o seu plano regional de adaptação às alterações climáticas que deve ser operacionalizado numa ótica de cooperação entre municípios, empresas e utilizadores de energia.
Foi neste contexto que surgiu o projeto Garveland, mencionado como um dos caminhos a seguir para dar resposta à crescente preocupação com a sustentabilidade e transição energética da região. A AREAL, aproveitou a oportunidade para relembrar os objetivos e potencialidades do projeto, bem como para convidar todos os presentes a aderir à Plataforma Online Garveland.