Boas Práticas
Implementação de central fotovoltaica em regime de autoconsumo
Implementação de central fotovoltaica em regime de autoconsumo (25 kWp, extensível a 40 kWp) com a incorporação de um sistema de acumulação de energia com recurso à reutilização de baterias de viaturas elétricas.
Um dos compromissos de Portugal é atingir a neutralidade carbónica em 2050. Para tal, necessita de imediato acelerar a transição energética da atividade do Estado e das empresas. Como fase de arranque para este objetivo, Portugal através do seu Plano Nacional Energia e Clima 2030 compromete-se daqui a cerca de dez anos em reduzir 45% a 55% das emissões de gases com efeito de estufa em relação a 2005 e obter 47% de incorporação de renováveis no consumo final de energia.
Paralelamente as recentes Diretivas Europeias para a Energia e Clima focam o utilizador de energia como elemento central, deixando o mesmo de ser passivo na ótica do consumo para tornar-se um elemento ativo no consumo, produção e armazenamento de energia renovável. Neste modelo de descentralização, uma oportunidade para empresas e cidadãos é a instalação de unidades de produção de energia renovável em regime de autoconsumo quer de forma isolada quer em comunidade. Esta alteração de paradigma no setor da energia é uma oportunidade que as empresas dispõem para ser competitivas e resilientes.
Desenvolvimento, produção e comercialização de embarcações movidas a energia solar
Planeamento, desenvolvimento e construção de embarcações auto-sustentáveis, com propulsão elétrica e painéis fotovoltaicos.
Um conjunto de investidores com preocupações ambientais e de sustentabilidade, permitiram reunir as condições financeiras e materiais para o arranque da Sun Concept, que assim nasce da aposta na ergonomia do design industrial de cascos e da crescente orientação ecológica dos mercados, em combinação com uma larga experiência na área de projeto e construção naval. Todas as embarcações desenvolvidas são baseadas numa mesma premissa de sustentabilidade e independência energética, sendo essa a condição base, não negociável, para o desenvolvimento sócio económico da indústria naval do futuro.
MOBI.E Mobilidade Elétrica
O MOBI.E é uma solução inteligente que integra todos os sistemas de carregamento para a mobilidade elétrica numa plataforma única, aberta e universal. Presente em vários pontos do país, foi determinante para a criação das condições necessárias para o lançamento da mobilidade elétrica em Portugal. A rede conta com cerca de 1.300 pontos de carregamento normal distribuídos por mais de 50 municípios de Portugal e 50 pontos de carregamento rápido instalados nas principais vias de comunicação, facilitando assim a circulação de veículos elétricos em todo o território. Adicionalmente, qualquer Operador pode investir em pontos de carregamento, reforçando a rede inicial.
Global Mobi Awards
O Global Mobi Awards / Sponsored by Ok Teleseguros é uma iniciativa da Global Notícias – Media Group, S.A., promovida pela Motor24. São prémios que visam distinguir e promover uma nova cultura de mobilidade inteligente em Portugal. Os prémios visam reconhecer produtos, serviços, tecnologias, projetos, políticas e casos de relevo nas áreas da Mobilidade Inteligente.
A ideia desta iniciativa, surge como resposta ao facto de não existir em Portugal algo que promova desta forma as Boas Práticas nacionais em prol de um melhor ambiente. As cidades, empresas, associações, cidadãos portugueses já não precisam de concorrer a prémios lançados por redes ou entidades europeus ou mundiais…. Agora, finalmente, têm prémios nacionais para demonstrar excelência e darem a conhecer as suas boas práticas e os resultados conseguidos!
Programa de Demonstração da Mobilidade eléctrica
A APVE e o Ministério do Ambiente dinamizaram um programa de demonstração de utilização de veículos eléctricos nos Gabinetes dos membros do Governo que integram esse Ministério, foi atribuído um veículo eléctrico a cada Secretaria de Estado para ser usado diariamente.
A utilização dos veículos eléctricos, embora fisicamente seja em tudo semelhante a um veiculo de combustão, têm algumas diferenças importantes que mudam, não só o ambiente, como o modo de condução e a sua utilização. Nesse sentido este projecto teve como objectivo aproximar a um cenário real a utilização dia-a-dia de um automóvel, na sua versão eléctrica. Assim foi necessário criar uma estrutura de carregamento, reunir uma equipa responsável e formar os seus utilizadores de forma a tornarem possível todas as deslocações dos diversos representantes das Secretarias de Estado.